terça-feira, 22 de janeiro de 2013

 


A edição deste ano de A Banda traz novidades para o folião: os tradicionais bonecos homenagearão seus inspiradores e criadores. Chicona, Anhanguera, Cutião e Arizinho terão os rostos baseados nas pessoas reais que inspiraram suas concepções.

Os bonecos estão sendo confeccionados em Recife (PE) e devem chegar a Macapá até o fim deste mês. Um dos homenageados é Raimundo Adamor Picanço, conhecido como Wanderley, falecido há pouco mais de um ano e que dedicou grande parte da vida à confecção do boneco Anhanguera, cujo nome está ligado à rua onde Wanderley morava, no bairro do Beirol.

A Banda é o maior bloco de sujo do Norte, arrastando verdadeira multidão na terça-feira de Carnaval – este ano, dia 12 de fevereiro. O Governo do Estado patrocina a manifestação popular, com recursos na ordem de R$ 184 mil.

Outra novidade para 2013 é o aumento do número de trios elétricos que irá acompanhar o bloco, que sobe de cinco para dez. “Essa decisão saiu de reunião entre a diretoria de A Banda e do Governo do Estado. Precisamos acompanhar o grande crescimento anual do número de brincantes”, assinala José Savino, presidente do bloco de sujo.

Uma arquibancada de 200 metros para 5 mil pessoas será construída na avenida Feliciano Coelho, no bairro do Trem. Para este ano, o público estimado é de mais de 150 mil pessoas, entre brincantes e espectadores; a Secretaria de Segurança traça rigoroso esquema para o evento, comas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.

Este ano, a banda completa 48 anos de tradição. Um dos momentos mais esperados acontece na esquina da avenida Feliciano Coelho com a rua Jovino Dinoá: o encontro do casal de bonecos Chicona e Anhanguera. Em plena Banda, eles “casaram” e fazem parte da festa há décadas.

A concentração é por volta das 14h, na avenida Presidente Vargas, nas proximidades da praça Veiga Cabral. A Banda percorre a rua Candido Mendes, avenidas Henrique Galucio, Feliciano Coelho, rua Leopoldo Machado, avenida FAB, até a praça do Barão, onde os foliões são recebidos com o Carnaval do Povo, da banda Placa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário